Mostra de Cinema Negro Olhar

Encontre aqui dados sobre os filmes a serem exibidos na Mostra de Cinema Negro Olhar.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Kiriku e a Feiticeira


Gênero: Animação
Tempo de Duração: 71 minutos
Ano de Lançamento (França): 1998
Direção: Michel Ocelot

Sinopse

Na África Ocidental, no Senegal, nasce Kirikú, um menino que nasceu para lutar e combater o mal, e que tem um destino: enfrentar a poderosa e malvada feiticeira Karabá, que secou a fonte d'água da aldeia de Kiriku, engoliu todos os homens que foram enfrentá-la e ainda pegou todo o ouro que tinham. Para isso, Kiriku enfrenta muitos perigos e se aventura por lugares onde somente pessoas pequeninas poderiam entrar.

Essa história faz parte do folclore africano e celebra a coragem, a curiosidade, a astúcia e fala da determinação na luta pela liberdade. Nela Kirikú aprende em sua luta que a origem de tanta maldade é o sofrimento e só a verdade, o amor, a generosidade e a tolerância, aliados à inteligência, são capazes de vencer a dor e as diferenças. Um desenho animado baseada em uma tradicional lenda da África Ocidental, com enfoque na riqueza cultural da África e que fala a língua das crianças sem subestimar a inteligência dos adultos.

Michel Ocelot passou a infância na África, o que explica sua afeição pelo tema. Suas lembranças foram a inspiração para as cores fortes e os traços primitivistas de Kiriku. Os personagens mais parecem ídolos que figuras humanas. Os cenários, por sua vez, são altamente elaborados e lembram grandes painéis estilizados da savana e das florestas. A trilha sonora, a cargo do músico senegalês Youssou N'Dour, utiliza apenas instrumentos tradicionais da África, como balafon, ritti, cora, xalam, tokho, sabaar e o belon.